A horta em apartamentos, por exemplo, exige cuidados com a preparação da terra, boa manutenção e a seleção adequada das opções de hortaliças e vegetais.
Quem cozinha sabe que um dos principais segredos dos sabores presentes nos pratos são os ingredientes frescos. Além de colorir o prato, eles trazem mais saúde as nossas refeições.
Escolha do local
O primeiro passo para dar início ao planejamento de uma horta em apartamento é escolher bem o local onde ela será montada. Este local deverá receber luz solar direta, ou até mesmo indireta, pois é fundamental para o bom desenvolvimento das plantas.
A maioria das espécies necessita de pelo menos 4 horas diárias de exposição ao sol, preferencialmente o da manhã ou do fim da tarde.
A horta em apartamento também exige cuidados com a preparação da terra, boa manutenção e a seleção adequada dos cultivares, também são passos importantíssimos para uma boa colheita.
Quem cozinha sabe que um dos principais segredos dos sabores presentes nos pratos são os ingredientes frescos. Além de colorir o prato, eles trazem mais saúde as nossas refeições.
Confira, abaixo, algumas opções que se desenvolvem bem em vasos e são indicadas para quem vai começar essa prática dentro de seu apartamento.
Alecrim
O alecrim é ideal para quem não dispõe de muito tempo para se dedicar ao cultivo. A espécie adapta-se facilmente a diferentes temperaturas, desde que não sejam muito altas ou baixas.
O solo para plantio de alecrim deve ser regado com frequência. No entanto, depois de desenvolvida, é possível ficar até 3 dias sem regar.
A colheita acontece em, aproximadamente, 90 dias após o plantio. O alecrim pode ser usado no preparo de diferentes tipos de carnes, peixes e batatas.
Hortelã
A hortelã pode ser usada em molhos, grelhados, assados, sobremesas e na decoração de pratos.
O plantio merece uma atenção especial, pois ela possui raízes invasoras que não gostam de vizinhos. Sendo assim, é necessário que o plantio dela seja realizado em vaso individual. A raiz dessa hortaliça é muito profunda e, quando cultivada diretamente no solo, pode se tornar uma “praga”.
O plantio deve ser feito em locais protegidos do vento e em que a temperatura seja amena e o solo precisa ser mantido úmido.
A hortelã é uma planta que precisa de bastante água. Quando a planta está ganhando flores o sabor e o aroma são mais intensos. Por esse motivo, recomenda-se a colheita nesta época.
Manjericão
Esta querida e superperfumada planta precisa ser cultivada em locais em que a temperatura seja superior a 18°C e com bastante exposição solar. Pelo menos 3 horas de luz solar direta diárias são necessárias o crescimento pleno do manjericão.
Assim como a hortelã, o manjericão é uma planta que necessita de bastante água, por isso é necessário regá-lo diariamente, mas de forma moderada, para que não o encharque.
A colheita das folhas pode ser feita entre 60 a 90 dias após o plantio. Use o manjericão em carnes brancas (frango, peru), omeletes, molhos para massas e carnes.
Gostou das nossas dicas?
Então, que tal montar a sua horta e garantir aos seus pratos mais cores, sabores e saúde?